As crianças do Iguatemy levam um Objeto de Aconchego com elas?


Perguntamos para Patrycia Cruz Porto Muller, coodernadora pedagógica do Iguatemy Jr.: As crianças do Iguatemy levam com elas um Objeto de Aconchego? Algo que sirva como objeto transicional entre a escola e o lar?


O objeto de aconchego é previsto e mais utilizado durante a semana de adaptação, até que a criança estabeleça vínculos com a escola e suas educadoras.

Durante o percurso do berçário, faixa etária de 10 meses a 2 anos, é bem comum que as crianças tragam seus pertences de aconchego (que lembram a casa) para entrar com mais facilidade ao ambiente escolar.

Enquanto coordenadora Pedagógica, oriento a equipe para que este “porto seguro” também seja respeitado em outros momentos do ano escolar e até mesmo com as crianças maiores, pois entendo que em alguns momentos na trajetória escolar ou do desenvolvimento infantil, a criança esteja mais carente e este aconchego seja significativo para ela.

Neste caso, observamos o comportamento, e com diálogo, vamos trazendo a segurança e o afastamento do objeto de aconchego, para que ela vá entendendo a diferença de ambientes (CASA e ESCOLA), bem como viva as funções e os vínculos estabelecidos para cada ambiente.

Patrycia Cruz Porto Muller, coodernadora pedagógica do Iguatemy Jr.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
0
Comente esta notícia. Qual a sua opinião?x