Botão do Aluno Iguatemy
Botão do Professor Iguatemy

Ensinando os pesquenos a lidar com o dinheiro


“Mamãe, compra isto para mim?”, “Posso comprar este brinquedo?”, “Queria ter isto, papai…”. Quem nunca escutou isto que atire a primeira pedra.

Vivemos numa época de forte apelo comercial. Hoje, nossos filhos têm acesso cada vez mais facilitado a propagandas de brinquedos e vídeos na Internet que incentivam o consumo desenfreado. É por isso que se torna necessário ensinar às crianças, desde cedo, como lidar com as finanças. Afinal, é preciso que eles aprendam que aquele brinquedo, a roupa nova e o passeio tão desejado custa dinheiro e que, para ter dinheiro, é preciso que haja um planejamento.

Está provado que ensinar as crianças a lidar com dinheiro, mesmo que seja apenas ensinando noções básicas, é o primeiro passo para que elas sejam capazes de gerir as próprias finanças de modo mais sensato no futuro.

No nosso colégio, temos aulas de Educação Financeira desde o Infantil IV até o Ensino Fundamental. De forma bem lúdica e muito divertida, os pequenos aprendem desde cedo que não podemos sair comprando tudo o que queremos.

Nas aulas, simulamos pequenas situações do dia a dia, como uma ida ao mercado, por exemplo, para que eles consigam entender a diferença entre uma compra por necessidade, que precisa ser feita naquele momento, daquela que é motivada por um desejo e que pode esperar um pouco.

As noções de economia e planejamento são passadas de forma natural, assim, os alunos compreendem melhor que, para comprarmos alguma coisa, é preciso poupar e pensar bem em todos os gastos e, sobretudo, ensina as crianças a ter objetivos com o dinheiro. Assim, desde pequeno ele aprende a valorizar o que ganha e só consumir o que de fato ele precisa naquele momento.

E você, costuma falar com o seu filho sobre finanças? Conta para a gente como você aborda esse assunto dentro de casa!