Uma das principais decisões dos pais diz respeito à escola em que o filho vai estudar. Com tantas vertentes pedagógicas e métodos de ensino existentes, a família deve avaliar bem a escolha da instituição onde vai matricular o filho. Afinal, a educação que ele receberá será fundamental para o seu desenvolvimento ao longo não só da sua vida acadêmica, como também da sua formação como cidadão.
Para ajudar os pais a tomar a melhor decisão, separamos algumas dicas que podem auxiliar nessa escolha.
- Sintonia entre escola e família
A educação que o seu filho receberá na escola será uma extensão dos ensinamentos e valores que ele já recebe na sua casa. Então, escolha um estabelecimento de ensino cujas crenças estejam de acordo com aquilo que você defende no seu seio familiar.
- Horário dos estudos da criança
É importante escolher uma escola cujo horário de funcionamento esteja de acordo com a rotina da família. Se seu filho vai estudar no período da manhã da tarde ou período integral, avalie se a instituição disponibilize os horários necessários para que o período escolar da criança esteja de acordo com o seu horário de trabalho, por exemplo.
- Preço das mensalidades
Não pense que a escola mais cara é necessariamente a melhor instituição para o seu filho. O preço das mensalidades deve estar de acordo com a renda familiar. Assim, na hora de optar por essa ou outra escola, tenha em mente o valor da mesma, bem como eventuais descontos ou negociações caso haja necessidade se surgir um imprevisto.
- Localização
A localização da escola é outro aspecto importante. Não adianta escolher uma instituição que fica longe da sua residência ou do trabalho e que acabe inviabilizando o dia a dia de levar e buscar a criança.
- Linha de ensino da escola
Com tantas vertentes educacionais existentes, é bom pesquisar sobre as metodologias de cada uma. Mais do que se informar, converse com os diretores sobre como a linha de ensino funciona na prática, quantos alunos existem por sala e como a metodologia é aplicada. Além disso, peça para visitar a escola e observe como é o contato dos educadores com os alunos: se sentam no chão para brincar, se olham para elas na mesma altura e a linguagem utilizada.
- Higiene e alimentação
Parece básico, mas fique atento aos hábitos de higiene da escola e, principalmente, ao cardápio oferecido. Dê preferência a instituições com acompanhamento de um nutricionista. Caso seu filho tenha alguma alergia ou intolerância alimentar, questione se haverá a possibilidade de oferecer algum alimento alternativo.
- Saúde e segurança
Sabemos que crianças ficam mais doentes depois que entram na escola. Mas na hora da entrevista, pergunte qual é o procedimento em situações de febre repentina, doenças contagiosas, acidente com a criança ou de uso de medicação, por exemplo. No caso de segurança, analise se há câmeras de monitoramento e se elas são acessíveis pelos pais e também como é a metodologia de entrega da criança na saída.
Todo cuidado é pouco na hora de tomar essa decisão, então, pesquise bem a escola, obtenha referências e não tenha vergonha de tirar todas as suas dúvidas. Afinal, é uma escolha que vai ser fundamental em toda vida acadêmica do seu filho!
O que você achou do artigo? Sabe alguma outra dica para a escolha da escola do filho? Então compartilhe conosco sua opinião e experiência nos comentários abaixo!